Alessandra Margotti

Advogada, consultora jurídica e Data Protection Officer (DPO).

Como advogada, tem atuação expressiva na área criminal. Atua nas mais diversas áreas do direito penal, especialmente em crimes cibernéticos, empresariais e econômicos, em crimes funcionais, em crimes sexuais e de gênero. 

Como consultora, atua na assessoria de pessoas jurídicas contra a cibercriminalidade, oferecendo atuação preventiva, corretiva e repressiva para proteção de empresas e seus representantes diante de ataques cibernéticos, vazamento de dados, fraudes digitais, ransomware, golpes virtuais e demais riscos do ambiente digital corporativo. Ainda como consultora, atua como DPO/Encarregada de Dados, e implementa programas de Compliance de empresas à LGPD, ao GDPR e a exigentes padrões de privacidade e proteção de dados. Além de implementar também programas de conformidade criminal e de gênero. 

É Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Pós-graduada em Direito de Empresa e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Como DPO, é certificada Privacy and Data Protection Professional-Exin e DPO-EXIN, e em compliance, é certificada CPC-PD, pela LEC/FGV.

É professora universitária, palestrante e integrante da Comissão de Processo Penal da OAB/MG e da Comissão de Investigação Defensiva da mesma instituição, além de membra do Instituto de Ciências Penais, ICP.